Logo_BP_50anosPNG
Inclusão
Home » Inclusão

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Na nossa escola a diversidade é celebrada e a educação é verdadeiramente inclusiva. 

Regimento interno da EMAEI

O presente regimento disciplina o exercício da atividade da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), da Escola Básica com Pré-escolar Bartolomeu Perestrelo e aplica-se a todos os seus elementos, permanentes e variáveis.

Processo de identificação da necessidade de medidas de suporte à aprendizagem.

Efetua-se por iniciativa dos pais ou encarregados de educação, dos serviços de intervenção precoce, dos docentes ou de outros técnicos ou serviços que intervêm com a criança ou aluno. A identificação é apresentada ao diretor da escola, com a explicitação das razões que levam à necessidade de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, acompanhada da documentação considerada relevante..

Regimento do CAA

O presente regimento disciplina o exercício da atividade do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA), da Escola Básica com Pré-escolar Bartolomeu Perestrelo.


Plano de Ação da EMAEI

Este plano assenta num conjunto de ações a serem materializadas pela EMAEI.

Organograma CAA

O CAA é uma estrutura de apoio agregadora dos recursos humanos e materiais, dos saberes e competências da escola. Sendo um recurso organizacional, insere-se no contínuo de respostas educativas disponibilizadas pela escola.

Balanços da EMAEI

Constituem uma ferramenta essencial para avaliar e equilibrar o desempenho da EMAEI, proporcionando uma visão abrangente das conquistas, desafios e metas alcançadas..

 
Equipa Multidisplinar de Apoio à Educação Inclusiva

TRABALHAMOS JUNTOS PARA GARANTIR A INCLUSÃO DOS NOSsOS ALUNOS

ESCOLA DE REFERÊNCIA PARA ALUNOS CEGOS E COM BAIXA VISÃO

A Escola Básica com Pré-escolar Bartolomeu Perestrelo foi designada uma escola de referência para a educação de alunos cegos e com baixa visão, através do Despacho n.º 70/2008. 

Permite centralizar os meios humanos e materiais que facilitem a aquisição de competências fundamentais para o sucesso educativo destas crianças e jovens. 

A escola, no domínio da visão constitui, uma resposta educativa especializada nas seguintes áreas: 

LITERACIA BRAILLE
ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE
PRODUTOS DE APOIO PARA ACESSO AO CURRÍCULO
aTIVIDADES DA VIDA DIÁRIA
ENSINO DE TÉCNICAS DE LEITURA ESPECÍFICAS

INCLUSÃO  Factos

Os números na nossa escola não são apenas estatísticas, mas sim testemunhos vivos do impacto transformador da educação, refletindo o compromisso incessante com a excelência.

10+
Alunos com Medidas Seletivas
5+
Alunos com Apoio Técnico
10+
Alunos com Apoio Educativo
1+
Docentes da E. Especial

SUPORTE EDUCACIONAL

Ferramentas

2 2

  • Incapacidade Intelectual

  • Cegueira 

3 2


  • Palavras Inclusivas


  • Intervenção na Dislexia


  • Incapacidade Intelectual

4

No âmbito da promoção do sucesso escolar surge este projecto que nasce da necessidae da escola contrariar os preditores de inssucesso.