Organização Escolar
Ano letivo 2025/2026
ONDE O CONHECIMENTO GANHA VIDA
ESCOLA Factos
Os números na nossa escola não são apenas estatísticas, mas sim testemunhos vivos do impacto transformador da educação, refletindo o compromisso incessante com a excelência.
Escola Integrada
Unidos pela educação, inspirados pela arte de ensinar: crescemos juntos do Pré-escolar ao 3º ciclo.
Escola com Ensino artístico especializado
Somos uma escola com Ensino Artístico Especializado, onde a dança e a música se entrelaçam.
Na nossa escola, a dança e a música são mais do que disciplinas, são uma forma de vida que inspira a criatividade, a disciplina e a autoexpressão. Junte-se a nós na descoberta e crescimento artístico.
Projetos de Inclusão e Diversidade
SUCESSO DA MATEMÁTICA NO 6.º ANO
Este projeto de promoção do sucesso da disciplina de Matemática desenvolve-se em algumas turmas do 6.ºano. Consiste na subdivisão das turmas em 2 grupos de homogeneidade relativa, após uma avaliação
INCLUIR +
A nossa
escola procura encontrar soluções adequadas ao contexto e às necessidades
específicas dos seus alunos, através da adoção de uma metodologia
organizacional que assenta a sua intervenção na gestão de fatores
organizacionais e pedagógicos ao nível da constituição das turmas, das
modalidades de apoio educativo, da organização de tempos e espaços, da gestão
de recursos humanos e do currículo.
Os
alunos com necessidades educativas, com ritmos de aprendizagem mais lentos e
ainda com aprendizagens mal consolidadas, integram as turmas de menor dimensão
temporárias de homogeneidade (Turmas Incluir+). Os alunos que evidenciam
maiores lacunas são encaminhados para os “Ninhos”, porém, os que não apresentam
necessidades educativas também poderão integrar os “Ninhos”, por forma a elevar
o nível de sucesso.
PASSOS PARA O FRANCÊS: UMA VIAGEM DE APRENDIZAGEM NO 2.º CICLO
A introdução da língua francesa no 2.º ciclo do
Ensino Básico representa uma oportunidade valiosa para os nossos alunos expandirem
os seus horizontes linguísticos, culturais e cognitivos desde uma idade
precoce. A continuidade do estudo do Francês no 2.º ciclo, após a sua
introdução no 1.º ciclo, é uma realidade na nossa escola, fundamental para
promover o desenvolvimento integral dos alunos. A ininterrupção do estudo do
Francês até ao 3.º ciclo, oferece aos nossos alunos uma valiosa ferramenta de
comunicação, e proporciona-lhes uma oportunidade de crescimento pessoal,
enriquecimento cultural e preparação para o futuro.
CONSTRUIR COMPETÊNCIAS POR NÍVEIS: MATEMÁTICA E PORTUGUÊS
NO 5.º ANO
Este projeto visa proporcionar uma experiência de aprendizagem dinâmica e personalizada, onde os alunos serão desafiados a construir as suas competências em Matemática e Português de forma progressiva, por meio de uma abordagem por níveis. Em vez de uma abordagem unilateral, onde todo o grupo avança no mesmo ritmo, este projeto reconhece a diversidade de competências e ritmos de aprendizagem dos alunos, permitindo que avancem conforme atingem metas específicas de competência em cada uma das duas disciplinas.
PROMOÇÃO ESCOLAR FÍSICO-QUÍMICA NO 3.º CICLO
Este projeto tem por objetivo constituir um suporte à aprendizagem e à inclusão, nomeadamente na adequação às necessidades e potencialidades de cada aluno. Pretende-se promover a equidade e a igualdade de oportunidades no acesso ao currículo, na frequência e na progressão ao longo do ensino básico. O Projeto consiste na atribuição de um tempo de apoio semanal às turmas que revelem maior número de alunos com dificuldade na disciplina de Físico-Química.
BARTOLOMAT - 7 & BARTOLOMAT - 8
No projeto BARTOLOMAT cada uma das turmas abrangida é dividida em dois grupos, de acordo com o nível de desempenho dos alunos. Após a avaliação das aprendizagens, os alunos podem mudar de grupo passando a integrar aquele que melhor se adequa ao seu nível de desempenho. Este projeto está a ser implementado em algumas turmas dos 7.º e 8.º anos.
FRIENDS
No âmbito do projeto FRIENDS, a nossa escola implementou o “Tempo de Silêncio/MT”, um programa para a promoção da educação inclusiva através da Meditação Transcendental. Esta trata-se de uma técnica simples e de fácil implementação, atualmente em prática em turmas do 1ºciclo, nas quais, durante os 10 a 15 minutos de silêncio e repouso, no início e no final da atividade letiva, os alunos acalmam e a concentração melhora, numa preparação interna para a aprendizagem. A Meditação Transcendental em contexto escolar, revela-se uma ferramenta inovadora na promoção da aquisição de competências para melhorar o bem-estar e, embora não direcionada para competências cognitivas, indiretamente contribui para o seu desenvolvimento.

AMBIENTES Aprendizagem
Construímos o alicerce para um futuro brilhante





