Logo_BP_50anosPNG
Escola
Home » Escola

Organização Escolar

Ano letivo 2025/2026

Calendário Escolar
Oferta Curricular
Organograma
 
Um futuro com história

ONDE O CONHECIMENTO GANHA VIDA

ESCOLA Factos

Os números na nossa escola não são apenas estatísticas, mas sim testemunhos vivos do impacto transformador da educação, refletindo o compromisso incessante com a excelência.

100+
Alunos
10+
Docentes
1+
Téc. Superiores
5+
Funcionários

Escola Integrada

Unidos pela educação, inspirados pela arte de ensinar: crescemos juntos do Pré-escolar ao 3º ciclo.

Escola com Ensino artístico especializado

Somos uma escola com Ensino Artístico Especializado, onde a dança e a música se entrelaçam.

Na nossa escola, a dança e a música são mais do que disciplinas, são uma forma de vida que inspira a criatividade, a disciplina e a autoexpressão. Junte-se a nós na descoberta e crescimento artístico. 

Projetos de Inclusão e Diversidade

SUCESSO DA MATEMÁTICA NO 6.º ANO

Este projeto de promoção do sucesso da disciplina de Matemática desenvolve-se em algumas turmas do 6.ºano. Consiste na  subdivisão das turmas em 2 grupos de homogeneidade relativa, após uma avaliação

INCLUIR +

A nossa escola procura encontrar soluções adequadas ao contexto e às necessidades específicas dos seus alunos, através da adoção de uma metodologia organizacional que assenta a sua intervenção na gestão de fatores organizacionais e pedagógicos ao nível da constituição das turmas, das modalidades de apoio educativo, da organização de tempos e espaços, da gestão de recursos humanos e do currículo.

Os alunos com necessidades educativas, com ritmos de aprendizagem mais lentos e ainda com aprendizagens mal consolidadas, integram as turmas de menor dimensão temporárias de homogeneidade (Turmas Incluir+). Os alunos que evidenciam maiores lacunas são encaminhados para os “Ninhos”, porém, os que não apresentam necessidades educativas também poderão integrar os “Ninhos”, por forma a elevar o nível de sucesso.

PASSOS PARA O FRANCÊS: UMA VIAGEM DE APRENDIZAGEM NO 2.º CICLO

A introdução da língua francesa no 2.º ciclo do Ensino Básico representa uma oportunidade valiosa para os nossos alunos expandirem os seus horizontes linguísticos, culturais e cognitivos desde uma idade precoce. A continuidade do estudo do Francês no 2.º ciclo, após a sua introdução no 1.º ciclo, é uma realidade na nossa escola, fundamental para promover o desenvolvimento integral dos alunos. A ininterrupção do estudo do Francês até ao 3.º ciclo, oferece aos nossos alunos uma valiosa ferramenta de comunicação, e proporciona-lhes uma oportunidade de crescimento pessoal, enriquecimento cultural e preparação para o futuro.

CONSTRUIR COMPETÊNCIAS POR NÍVEIS: MATEMÁTICA E PORTUGUÊS NO 5.º ANO

Este projeto visa proporcionar uma experiência de aprendizagem dinâmica e personalizada, onde os alunos serão desafiados a construir as suas competências em Matemática e Português de forma progressiva, por meio de uma abordagem por níveis. Em vez de uma abordagem unilateral, onde todo o grupo avança no mesmo ritmo, este projeto reconhece a diversidade de competências e ritmos de aprendizagem dos alunos, permitindo que avancem conforme atingem metas específicas de competência em cada uma das duas disciplinas.

PROMOÇÃO ESCOLAR FÍSICO-QUÍMICA NO 3.º CICLO

Este projeto tem por objetivo constituir um suporte à aprendizagem e à inclusão, nomeadamente na adequação às necessidades e potencialidades de cada aluno. Pretende-se promover a equidade e a igualdade de oportunidades no acesso ao currículo, na frequência e na progressão ao longo do ensino básico. O Projeto consiste na atribuição de um tempo de apoio semanal às turmas que revelem maior número de alunos com dificuldade na disciplina de Físico-Química.

BARTOLOMAT - 7 & BARTOLOMAT - 8

No projeto BARTOLOMAT cada uma das turmas abrangida é dividida em dois grupos, de acordo com o nível de desempenho dos alunos. Após a avaliação das aprendizagens, os alunos podem mudar de grupo passando a integrar aquele que melhor se adequa ao seu nível de desempenho. Este projeto está a ser implementado em algumas turmas dos 7.º e 8.º anos. 

FRIENDS

No âmbito do projeto FRIENDS, a nossa escola implementou o “Tempo de Silêncio/MT”, um programa para a promoção da educação inclusiva através da Meditação Transcendental. Esta trata-se de uma técnica simples e de fácil implementação, atualmente em prática em turmas do 1ºciclo, nas quais, durante os 10 a 15 minutos de silêncio e repouso, no início e no final da atividade letiva, os alunos acalmam e a concentração melhora, numa preparação interna para a aprendizagem. A Meditação Transcendental em contexto escolar, revela-se uma ferramenta inovadora na promoção da aquisição de competências para melhorar o bem-estar e, embora não direcionada para competências cognitivas, indiretamente contribui para o seu desenvolvimento. 

Colorful people faces together with creative art colors on isolated background for diverse social group or culture mix concept.

AMBIENTES Aprendizagem

Construímos o alicerce para um futuro brilhante

ms
Maker Space

Espaço de trabalho colaborativo separada para fazer, aprender, explorar e compartilhar. 

Está equipado com uma variedade de ferramentas, materiais e tecnologias que permitem aos alunos criar, projetar e experimentar.

audit
Auditório

Espaço que desempenha um papel crucial no ambiente educativo multifuncional, que vai além das simples apresentações.                                               

salaf
Sala do Futuro

Espaço com ambiente de aprendizagem que incorpora tecnologias avançadas e práticas inovadoras para melhorar a experiência educacional dos alunos. É projetada para integrar as últimas tendências tecnológicas e pedagógicas, criando um espaço dinâmico e colaborativo.

gaa
Gabinete de Apoio às Aprendizagens (GAA)

Espaço que funciona como uma estrutura de apoio agregadora dos recursos humanos e materias, dos saberes e competências.

SPO
Serviço de Psicologia e Orientação

Ambiente que oferece apoio emocional, orientação acadêmica e desenvolvimento pessoal para ajudar os alunos a superar desafios, promovendo um ambiente escolar saudável e propício ao crescimento integral.

                              

gapoioEI
Gabinete de Apoio à Educação Inclusiva

Espaço que desempenha um papel crucial no desenvolvimento e implementação de prátics educativas que visam atender às necessidades das crianças e alunos.